Devo levar o meu filho à consulta de nutricionismo?

A preocupação com o nutricionismo aumenta à medida que a obesidade infantil se afirma como um problema do século XXI. A falta de tempo para preparar refeições, a escassez de alimentos biológicos e a facilidade com que as crianças podem comprar produtos ricos em gordura e açúcar são os grandes inimigos dos pais, especialmente nas grandes cidades como Lisboa e Porto. A solução passa por estabelecer uma relação mais saudável com a comida e planos de refeições.


O que esperar das consultas de nutrição?

O nutricionismo é a ciência que estuda a nutrição - ou seja, a forma como comemos. Por isso, os nutricionistas conseguem recomendar a dieta adequada para cada idade, altura, peso e estilo de vida. Com toda a certeza, um nutricionista será a pessoa indicada para ajudar a perceber o tipo de alimentação que o seu filho deverá seguir, que alimentos evitar e quais permitir ocasionalmente.


Além disso, é normal que vão acompanhando os percentis de peso/idade, altura/peso e IMC/idade. Muitos nutricionistas também dão sugestões sobre como incluir determinadas vitaminas, certos minerais e alimentos nas refeições que prepara para a sua família. Outros acrescentam recomendações acerca do exercício físico.

nutricrionismo - Fixando



Quando devo levar o meu filho à especialidade de nutricionismo?

Se está a pensar que devia pedir uma consulta de nutricionismo, então provavelmente deve fazê-lo. Mesmo que depois lhe venha a parecer desnecessário, é sempre uma oportunidade para monitorizar o crescimento do seu filho e de ter uma conversa com um médico sobre a forma correta de se alimentar.


No entanto, se desconfia que o seu filho tem excesso de peso, então não deve adiar a consulta de nutrição por muito mais tempo. A obesidade infantil faz com o que corpo entre em esforço, o que pode ter consequências graves a médio e longo prazo. Tente que o seu filho perceba a importância de se alimentar corretamente e desenhe um bom plano de refeições em conjunto com um profissional.


No Fixando encontra consultas de nutrição um pouco por todo o país, incluindo nutricionistas em Lisboa e nutricionistas no Porto. Pedir uma consulta de nutrição demora menos de dois minutos e depois só tem que esperar para receber as propostas: um passo pequeno para garantir o bem-estar dos que mais ama!
x

Comentários

Mensagens populares